The screenplay is an adaption by Hideaki Anno and Ayako Fujitani of Fujitani's novella Touhimu, which was inspired by an emotionally difficult time spent in Los Angeles during her work in her father's 1998 film, The Patriot. The film tells the story of a director, played by independent filmmaker Shunji Iwai, who meets an odd young woman, played by Ayako Fujitani, who wrote the novella Tohimu the film is based upon. The story takes place over a period of 33 days. Edit Translation
- English
- magyar / magyar nyelv
- dansk
- Norsk
- Native Title: 式日
- Also Known As: Ritual , Ritual Day , Ceremonial Day
- Screenwriter & Director: Anno Hideaki
- Genres: Psychological, Romance, Drama
Cast & Credits
- Fujitani AyakoSheMain Role
- Iwai ShunjiDirectorMain Role
- Matsuo SuzukiNarrationSupport Role
- Otake Shinobu[Her mother]Support Role
- Murakami Jun[Bicycle man]Unknown
Reviews
This review may contain spoilers
a movie everyone needs to see.
Review in Portuguese:Um filme que exala beleza, um filme que é extremamente humano, traumas que temos no passado pode mudar a gente no presente, criando uma nova personalidade por trás disso.
O filme entrou pro meu top 1, não é muito do que falar, virou meu filme favorito e o melhor que eu já vi. Um filme sentimental que trás a todos uma mensagem sobre superar um trauma, passamos o filme vendo o protagonista conhecido como Diretor onde ele conhece uma Garota que não sabemos o nome durante o filme inteiro. O Diretor quer fazer o seu filme, por isso que ele fica filmando o seu dia a dia com a Garota.
Esse filme teve o mesmo sentimento que eu tive com "O Menino e a Garça", você cria um mundo da sua cabeça para escapar do seu trauma, a Garota faz isso basicamente "matando" as coisas ruins de sua mente, escapando do verdadeiro e do real. Mas, sabemos que isso não pode durar para sempre, e é exatamente isso que rola ao decorrer do filme.
"Amanhã é meu aniversário."
A Garota cria uma dependência com o Diretor, já que ele basicamente ficou com ela durante 30 dias, até a chegada de sua Mãe onde queria o seu perdão.
A melhor cena para mim nesse filme, é quando a garota começa a surtar, onde ela quebra tudo e sai correndo que nem louca. Detalhe disso tudo é a música tocando de fundo, você se sente angustiado pensando o que pode rolar daqui para frente, a música fica o tempo todo rolando quando ela quebra tudo.
A Garota tenta escapar de seu passado, criando o seu próprio mundo imaginário, apesar do que ela diz a si mesma, a família da garota está viva, ela provavelmente não foi tocada em nenhum momento, só ao longo de seus anos vivendo com a sua mãe, ela foi insultada, culpada e comparada, não recebeu o respeito ou mesmo a validação como uma pessoa que ela merece, o que acabou afetando ela durante esse tempo.
A razão pela qual ela não ter pulou daquele telhado pode muito bem ser devido às mentiras que ela continuou contando a si mesma e todo o seu "ritual" que ela faz.
Necessitamos de alguém em nossa vida, a Garota precisa do Diretor para conseguir superar os seus traumas. Somos seres vulneráveis, podemos surtar a qualquer momento, podemos ficar tristes a qualquer momento. Só que, para mim, esse filme ensina que você pode superar seus traumas, o filme ensina que com alguém ao seu lado, você possa superar algo. Pode demorar muito, mas você consegue superar.
Hideaki Anno é um mestre na direção, a cinematografia desse filme é linda, bonita e azul.
As atuações desse filme são espetaculares demais, Shunji Iwai e Ayako Fujitani são bons atores, Shunji manda muito bem na atuação, mesmo sendo algo simples... Quem brilha mesmo é a Fujitani, toda o ódio, loucura e tristeza ela consegue fazer isso de forma linda.
Talvez eu seja muito otimista durante esse filme todo para dá uma nota tão alta, mas esse filme me cativou muito. Espero que mais pessoas assistam e curtam o filme.
Was this review helpful to you?