Details

  • Last Online: 16 hours ago
  • Gender: Female
  • Location: Brasil
  • Contribution Points: 115 LV2
  • Birthday: February 24
  • Roles:
  • Join Date: July 26, 2019
Guardian chinese drama review
Completed
Guardian
0 people found this review helpful
by Andy
Jun 12, 2021
40 of 40 episodes seen
Completed
Overall 9.0
Story 7.0
Acting/Cast 10.0
Music 8.0
Rewatch Value 10.0
Geralmente não gosto de comparações, mas quando algo é adaptado de uma novel sempre o procuro para ler enquanto assisto, por isso é inevitável comparar. O que é bom e ruim, mas me fez ter uma base. essa resenha será baseada nisso, tentarei não dar muitos spoilers tanto para o drama em si, quanto para a novel.

Primeiro li a novel, quando já tinha lido uns 40 capítulos decidi ver o drama. Entendo que em uma adaptação nem sempre se é cem por cento fiel ao original, mas se deve eticamente respeito ao criador original, Guardian é uma releitura super modificada, até em coisas que não precisavam. Vi que há um possível filme com outros atores, espero que lá seja um pouco mais fiel à obra original.

Na novel mesmo sendo humano, Yunlan é bem poderoso e desenvolto, com seus talismãs, arma e chicote, justamente por isso ele é o guardião e chefe, mas senti que no drama eles diminuíram muito isso para destacar apenas os não humanos. Também teve mudanças com Chu e Lin, Chu é magrinho na novel e Lin um monge diferentão, muitas dessas o fato religião pode ter interferido para censuram.

Achei interessante transformar Daqing em um humano mais rápido, na novel podia se transformar em objetos também, adorei que mantiveram a cena do Guo e Chu, apesar de uma pequena alteração e por fim, amei que no fim dos episódios tinha um pouco dos bastidores das filmagens, isso era bem legal.

Os atores deram tudo de si, dava para sentir só com seus olhares. E por essa química que acho mesmo as modificações não impedem de ver o amor de Yunlan e Shen Wei, sem contar as pequenas, porém raras dicas deixadas pelo ar do relacionamento deles.

O final teve traços do original, mas ainda prefiro o da novel. Este é o terceiro BL que vejo, apesar e ela fingir que não é, percebi que a China, não só invalida censurando como também insiste que deve haver um final triste/infeliz, como se indiretamente ou não, dissesse que reprova a existência do relacionamento homossexual e que o mesmo só leva a desgraça. Quando isso terá um fim? Mas isso também me levou a analisar o quanto está evoluindo, espero mais diretores e roteiristas tenham mais coragem como os de Word of Honor e que tenha outros que tenham o compromisso de entregar um trabalho mais completo e igualitário a novel como The Untamed.

Was this review helpful to you?