Details

  • Last Online: 28 days ago
  • Location: I write reviews, not tragedies
  • Contribution Points: 46 LV1
  • Birthday: September 03
  • Roles:
  • Join Date: December 25, 2018

star_Dust

I write reviews, not tragedies

star_Dust

I write reviews, not tragedies
FengShui korean movie review
Completed
FengShui
1 people found this review helpful
by star_Dust
Apr 15, 2021
Completed
Overall 9.0
Story 9.0
Acting/Cast 9.0
Music 8.0
Rewatch Value 7.0

Todo conceito de Dianastia Joseon é um pedacinho de quebra-cabeça

Eu esperei taaaaaaaaaaaaanto pra poder assistir esse filme. E, dessa vez, fui cativada simplesmente pelo plot apaixonante, ninguém no cast me chamou assim tanta atenção, como é de costume que aconteça. FengShui me fez relembrar a mesma emoção que senti quando dei play no meu primeiro drama histórico coreano, Hwarang, já que tudo que eu pude fazer enquanto os primeiros minutos do filme rolavam foi ficar admirada, apaixonada e extasiada. Mas esse filme é muito diferente de tudo que eu já vi, não tem romance, nem bishounen nem nada que normalmente me atrai em produções asiáticas. Mas a ideia de conhecer um pouco mais do universo clássico do fengshui me atraiu numa instância que eu não pude pensar em outra coisa durante todas as duas horas de filme.

O plot de Fengshui é simples: Reis da dinastia Joseon consultam seus ditos "Mestres de Fengshui" para saber em qual terreno devem enterrar a família real, de acordo, é claro, com o fengshui que, na época, era visto como um tipo de arte "geográfico-intuitíva" que podia prever a energia das coisas do mundo e, consequentemente, a fertilidade do solo onde os reis seriam enterrados. Até aí tudo bem, eu me apaixonei justamente por essa ideia de mestres de fengshui existindo ativa e naturalmente durante a era Joseon, já que essa não é uma coisa comumente retratada nos dramas históricos coreanos que eu normalmente assisto. Agora, a problematização começa quando um dos aprendizes de mestre de fengshui tenta intervir na decisão dos seus superiores, alegando que o terreno que eles escolheram para enterrar o próximo rei estava amaldiçoado por N motivos. É a partir daí que tudo se desenrola, a partir dessa ideia de que os mestres de fengshui podiam estar mentindo para destronar o rei colocando uma maldição em seu sepulcro.

Tudo depois disso é quase pura política atrelada com a arte do fengshui. O filme tem massacres, traições dentro da corte, mestres de fengshui roubando mapas e fugindo da casa de seus superiores como adolescentes que fogem de porcos, além de várias cenas fascinantes do protagonista explicando às pessoas comuns como ter êxito na vida a partir da arte do fengshui.

Todo o cenário é lindo, das vestimentas às paisagens, mas eu sou suspeita para afirmar, já que sempre tive uma grande queda com esses conceitos medievais.

Com certeza é um filme super recomendável, todos que são apaixonados por cultura asiática deveriam assistir, a imersão é estonteante.
Was this review helpful to you?