Details

  • Last Online: Dec 21, 2023
  • Gender: Female
  • Location: Brazil
  • Contribution Points: 0 LV0
  • Roles:
  • Join Date: July 30, 2017
The 100th Love With You japanese movie review
Completed
The 100th Love With You
0 people found this review helpful
by sammy
Jul 29, 2018
Completed
Overall 10
Story 9.0
Acting/Cast 8.0
Music 9.5
Rewatch Value 9.5
Sabe aquela sensação de se deparar com algo quase ao acaso e, no caso de um filme, começar a ver bem despretensiosamente até se ver imerso na história e não querendo largá-la um só segundo? Foi mais ou menos assim que esse j-movie chegou na minha listinha de filmes por assistir até se tornar um verdadeiro favorito ao final, por uma série de fatores que me empolgaram e agradaram tanto que espero conseguir reunir as palavras certas para falar sobre à seguir.

Primeiramente, quem conhece meu amor pelos doramas e produções asiáticas, sabe que o que amo nessas histórias é o cuidado que eles muitas vezes tem ao abordar o romance na tela. Eu assumo que sou das antigas e, portanto, amo o enfoque no sentimento dos personagens, os gestos simples e meigos mas que transmitem igual amor e emoção pela telinha, como um beijo na bochecha ou na testa, mãos dadas, abraços por trás e afins, então por isso só o romance presente no filme me ganhou logo de cara! Junto ao clichê dos amigos de infância, acompanhamos breves cenas como a acima de Riku tocando violão e cantando para Aoi e vemos eventuais cenas em que o próprio usou da habilidade de voltar no tempo para surpreender a amiga e fazer coisas especiais em seus aniversários, então também parte de uma promessa de que ele fez à ela sobre comemorar cada data até seu centésimo ano.

Assim, mesmo por entre a faceta aparentemente distante de Riku nos primeiros minutos de filme contrastando com o jeito alegre e alto astral de Aoi, logo vemos eles se completando e sendo uma total harmonia, não apenas no âmbito musical - uma vez que, inclusive, ele a ajuda a compor as músicas da banda -, mas mais ainda numa explosão de companheirismo e respeito que muito me fez sorrir.

No entanto, a beleza do filme não para por aí porque nem só de romances se faz uma história - ainda mais uma com viagem no tempo no meio. Aliás, não é de hoje que gosto de histórias com esse pano de fundo e todo o questionamento de "e se pudéssemos voltar no tempo, o que mudaria?", então, junto ao romance, também paira entre o casal a questão sobre o dia 31 de Julho que logo voltará a chegar, e as coisas ficam ainda mais tensas quando em um desses vai e vem no tempo, o acidente acontece de fato e só é impedido de virar concreto pelo rapaz. Assim, dividido entre o romance e a fantasia, o filme também tem uma pegada intensa de drama sobre as incertezas do amanhã e que, quaisquer que seja o resultado, devemos aproveitar ao máximo o agora para que não restem arrependimentos mais tarde. É um pensamento aparentemente banal e que pode-se pensar que é algo automático e pronto, mas assistindo ao filme, mesmo que nele ganhe um sentido extra, a verdade é que é algo que continua a acontecer na realidade e que muitos acabam deixando passar por, ao só pensar no futuro, não lembrar de também dar atenção ao agora e principalmente a quem se ama, que também é uma das essências principais do amor como um todo.

E para fechar com chave de ouro, o filme ainda traz uma ótima carga musical e que, diferente do que eu pensava, não tem uma banda no contexto como mero detalhe, mas que, ao invés disso, realmente enche as cenas com músicas que não só falam o que os personagens sentem como, também, descreve a mensagem do filme praticamente de uma vez só. A começar pela música do início, com um toque animado e alegre, típico da protagonista, até se aproximar do final e trazer duas canções que me fizeram chorar como bebê e sorrir como criança ao mesmo tempo de tão lindas e cheias de significado dentro e fora da trama. A música abaixo é uma delas, chamada Aiokuri, e foi de longe a minha preferida no filme junto com a cena inteira por ser em plena apresentação do festival. É um conjunto tão lindo de cena, de momento que os personagens, cada um deles, está vivendo, e do amor ao redor do casal que é impossível ficar indiferente à cena.

Assim, faz-se um conjunto de fatores que culminaram num filme que, na minha humilde opinião, pode ser considerado uma obra de arte porque, mesmo com pouco, se diz e faz refletir sobre muito, e mesmo ao final do filme continuamos pensando sobre ele e sorrindo com os momentos lindos da trama, mesmo por entre o drama e as incertezas, mas, afinal, a vida é assim mesmo, não é? Então fiquem com essa recomendação de filme japonês que eu não esperava tanto, mas acabou sendo um muito e me conquistando demais. ??
Was this review helpful to you?